PT | EN
Transfere Empreende

Transfere Empreende

Transferência de tecnologia e inovação do meio académico para empreender em territórios de baixa densidade.

O Projeto

Com foco no empreendedorismo qualificado e criativo jovem, que permita a fixação de massa crítica na região, o "Transfere Empreende", aposta significativamente na transferência de conhecimento para o mercado quer pela dimensão das entidades C&T e das pessoas com elevadas qualificações, mas que não arriscam para a criação do próprio emprego, e no desenvolvimento do espírito empreendedor nas empresas da região, quer ao nível dos empresários como colaboradores (para serem empreendedores por conta de outrem).

Nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido cada vez mais associado e contribuído diretamente para o desenvolvimento económico e social das regiões, apresentando-se como uma importante variável a ter em consideração na aposta do desenvolvimento económico regional.

Assim a Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação tem aberto o concurso para a atribuição de bolsas de empreendedorismo, no âmbito do projeto "Transfere Empreende".

Candidaturas

As candidaturas destinam-se a jovens altamente qualificados (nível mínimo de qualificação: Licenciatura), com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, com nacionalidade portuguesa ou residir em Portugal, com preferência a residir na região de Alfândega da Fé e concelhos limítrofes.

Os beneficiários desta atividade não poderão outra fonte de rendimento.

Domínios Prioritários

Informações

Semelhante a Oliveira do Hospital, também no polo de Alfândega da Fé, a BLC3 dispõe de um Centro de Incubação de Ideias e Empresas com uma estrutura direcionada à criação e ao desenvolvimento de novos modelos de negócio.

A valorização do território interior, acrescentando inovação e criatividade às ideias que surjam, permite a diferenciação de muitos produtos/serviços no mercado e consequentemente, o aumento do seu valor económico, de forma gerar emprego qualificado no interior de Portugal.

Na persecução desse objetivo, a BLC3 dotou-se de ligaçõs privilegiadas com o meio universitário, às áreas da investigação científica e tecnológica, bem como de recursos humanos, e físicos, permitindo a quem ingressa na incubadora aproveitar os recursos da BLC3 e receber apoio personalizado durante o seu ciclo de vida inicial.

Tens uma ideia de negócio?

Notícias

O projeto dá pelo nome de Transfere Empreende: Transferência de tecnologia e inovação do meio académico para empreender em territórios de baixa densidade e resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte.

O objetivo é promover o espírito empreendedor na região de Alfândega da Fé, com foco no empreendedorismo qualificado e criativo jovem, para permitir a fixação de massa crítica no concelho. O Instituto Politécnico de Bragança e a Universida de Trás-os-Montes e Alto Douro surgem como parceiros neste processo. A ideia é apoiar a criação de modelos de negócio/empresas associados à valorização das potencialidades do concelho com especial foco na área agroambiental e agroalimentar. O Transfere Empreende prevê a criação, nesta primeira fase, de um posto de trabalho a tempo inteiro e atribuição de 20 Bolsas de Investigação a Jovens entre os 23 e os 40 anos, desempregados, com licenciatura como nível mínimo de qualificação.

O desafio é que estes jovens apliquem os seus conhecimentos no desenvolvimento de ideias e projetos de dinamização territorial, que possam dar origem à criação e desenvolvimento de futuras empresas. Este pólo de apoio e promoção do empreendedorismo e criação do próprio emprego vai funcionar nas instalações do antigo edíficio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Pretende-se assim fixar jovens qualificados e promover a criação de empresas inovadoras com negócios sustentáveis no concelho de Alfândega da Fé.

Fonte: Alfândega em Revista - Boletim Municipal de Alfândega da Fé - junho 2017

Contactos


Associação BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação
Edifício da Acção Social do Município de Alfândega da Fé
Largo D. Dinis
5350-014 Alfândega da Fé